Ilha da Madeira

Ilhas Desertas Madeira

Desertas Madeira

São três, as Ilhas vulcânicas que, de forma imponente e austera, se erguem das profundezas do Oceano Atlântico e se designam de Desertas. De desérticas apenas têm o aparente aspecto árido, ao largo, o qual se vai dissipando e transfigurando, à medida que Delas nos aproximamos.



O Mar de um azul ímpar, turquesa e transparente, límpido e profundo, é o eleito para as delícias da Foca mais rara do Mundo, o  Lobo-marinho. A espécie marinha mais emblemática é o Lobo marinho, a presença de uma pequena colónia desta espécie classificada pela IUCN de Ameaçada em Perigo Crítico, nas Ilhas Desertas, motivou a sua protecção. Como resultado tem-se vindo a verificar a recuperação da colónia, estando actualmente estimada em pelo menos 25 indivíduos e, o alargamento da sua área de distribuição que inclui novamente a Ilha da Madeira. Os recursos naturais marinhos são o garante da perpetuação de inúmeras espécies, com destaque para as aves marinhas que nidificam na parte terrestre.

Lobo Marinho Desertas

Em terra, o fascínio da Natureza prossegue, surgem as irrequietas Lagartixas e a misteriosa Tarântula das Ilhas Desertas, e entre muitas aves observam-se a Alma-negra e a Freira-do-Bugio. No coberto vegetal, essencialmente rasteiro, os endemismos sucedem-se e abundam, com particular interesse para as duas espécies exclusivas destas Ilhas.

As rochas, de uma beleza, forma e tonalidade singulares, atraem-nos e convidam-nos a reflectir sobre o vulcanismo e os agressivos processos de erosão. As grutas marinhas, as praias de calhau e de areia, as escarpas, os planaltos e os penhascos, contrastam e na complexidade albergam uma enorme biodiversidade.

Grutas Marinhas Desertas

Tão próximas da Ilha da Madeira, mas tão longínquas do Homem, ainda são poucos os que as visitaram e Lhes reconhecem importância e valor. As Ilhas Desertas, pela riqueza e especificidade do Património Natural, são Reserva Natural Integral, Reserva Biogenética e integram a Rede Natura 2000.

Ilhas Desertas Madeira

As Ilhas Desertas, devido à combinação de uma variedade de factores, nomeadamente localização geográfica, isolamento e condições muito difíceis de colonização, apresentam habitats que são representativos e importantes para a conservação da biodiversidade, particularmente dos endemismos e das espécies que são vulneráveis a nível Mundial.

Desertas

Fauna


A fauna vertebrada é caracterizada pela presença do Lobo-marinho,espécie emblemática destas Ilhas, por várias espécies de aves marinhas nidificantes e pela ausência de mamíferos nativos com a excepção de morcegos que já foram avistados na Deserta Grande.

Avifauna


As Ilhas Desertas são uma das mais importantes áreas de nidificação de aves marinhas da Macaronésia e do Atlântico Norte, possuindo condições singulares e únicas em todo o Mundo. Estão classificadas como “Important Bird Area”(IBA) e Zona de Protecção Especial.

Vídeo Ilhas Desertas Madeira


Como Visitar as Ilhas Desertas

Birdsandcompany
E-Mail:  info@birdsandcompany.com
Telephone: +351 969 314 414

Vmtmadeira
Marina do Funchal, Loja 9
9050 024 Funchal
Madeira - Portugal
Telm: 00351-963-796-860
Telf: 00351-291-224-900
Email : info@vmtmadeira.com

About rikinno

Com tecnologia do Blogger.