Ilha da Madeira

Levadas e Caminhos Pedestres na Madeira

Levadas e Caminhos Pedestres na Madeira

Explorar as suas montanhas a pé, ao longo de levadas e caminhos pedestres, é uma das experiências mais incríveis oferecidas pela exuberante paisagem da Madeira. As Levadas são canais artificiais de irrigação que só se encontram na ilha da Madeira. Andar ao longo das levadas é uma das atividades mais tradicionais ao ar livre na ilha. Eles oferecem uma oportunidade para os moradores locais e visitantes para entrar na floresta Laurissilva, Patrimônio Natural Mundial da UNESCO desde 1999 e o único local deste tipo em Portugal.


Levadas e Caminhos Pedestres na Madeira

Ir para um passeio ao longo das montanha e admirar as levadas, uma obra de engenharia única quase 600 anos de idade, que se espalhou 2.150 km em toda a ilha, levadas construídas em rochas que captam as chuvas e a água das nascentes naturais e entregam-nas à população, em locais de difícil acesso. Com cerca de 200 rotas diferentes e diferentes níveis de dificuldade, escolha um caminho e descubra paisagens inéditas únicas que seriam inacessíveis por qualquer outro meio. Ou siga um dos passeios ao longo das montanhas que o levará da costa do mar para os picos mais altos da ilha, e absorver vistas deslumbrantes de beleza natural única.

A Floresta Laurissilva data do Terceiro Período e foi nomeada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Na Idade do Gelo posterior, esta floresta só sobreviveu na área geográfica da Macaronésia, ou seja, nas ilhas do Atlântico: Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde. Isto só o torna digno de uma visita e a Madeira é a região com a maior área de Laurissilva (cerca de 22.000 hectares).

Levadas e Caminhos Pedestres na Madeira

A Madeira tem também uma grande variedade de flora, com alguns tesouros especiais, como a orquídea da Madeira (Dactylorhiza foliosa) e a rara orquídea Goodyera macrophylla. Algumas das grandes árvores da floresta de Laurissilva incluem o louro da Madeira (Ocotea foetens), o louro canário (Laurus novocanariensis), a baía indiana (Persea indica) e o Barbusano (Apollonias barbujana).

Levadas e Caminhos Pedestres na Madeira

A maioria das levadas e caminhos pedestres na Madeira são apropriados para todos os caminhantes. Caminhos de vários níveis de dificuldade oferecem alternativas interessantes, desde passeios de montanha até caminhadas ao longo da costa, bem como passeios que combinam os dois cenários. Algumas das levadas atravessam as montanhas de norte a sul através de túneis com centenas de metros de comprimento.

Levadas Madeira

Os percursos recomendados na Região Autónoma da Madeira são classificados como pequenas Rotas (PR). Existem 28 em toda a ilha, particularmente nas costas norte e sudoeste da Madeira. Eles são identificados e classificados para ajudar os caminhantes de todas as informações necessárias. Estes caminhos estão sob a supervisão e responsabilidade de uma entidade governamental regional o Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Levadas e túneis Madeira

Para garantir a sua segurança.


Utilize os serviços de empresas e publicações especializadas. Utilize sempre equipamento e vestuário adequados. Se você estiver interessado em caminhar, recomendamos participar de um passeio organizado com uma agência de viagens ou empresa especializada, acompanhado por um guia certificado. Não é aconselhável tentar estes passeios por conta própria e sugerimos que verifique com antecedência quaisquer informações actualizadas ou restrições, antes de participar em quaisquer passeios.


Para sua segurança
  •     Não caminhe só, leve sempre companhia
  •     Recolha previamente informação atualizada sobre o percurso
  •     Informe sempre alguém do trilho que vai fazer e hora prevista da chegada
  •     Certifique-se do tempo de caminhada e garanta que a finaliza antes de anoitecer
  •     Transporte alguma comida e água de reserva
  •     Utilize roupa e calçado apropriados
  •     Se possível leve um telemóvel consigo
  •     Em caso de fortes chuvas e ventos não faça o percurso ou volte para trás pelo mesmo caminho
  •     Não corra riscos

Telefones úteis
Emergência: 112
Proteção Civil: 291 700 112

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.