Vereda dos Balcões PR11 |
Com início no Ribeiro Frio, na Estrada Regional 103, este pequeno trilho segue a Levada da Serra do Faial, dando acesso ao miradouro dos Balcões e às vistas sobre o vale da Ribeira da Metade e da freguesia do Faial.
Vereda dos Balcões PR11 |
No miradouro dos Balcões deparar-se-á com um esplêndido cenário coberto pelos vales verdejantes da Floresta Laurissilva, floresta indígena da Madeira que assume a sua importância no ecossistema como “produtora” de água.
Vereda dos Balcões PR11 |
Ao longo desta levada predominam variadas espécies endémicas, como Loureiros (Laurus novocanariensis), Vinháticos (Persea indica) ou Orquídeas da Serra (Dactylorhiza foliosa) e árvores exóticas, como os Carvalhos (Quercus robur) e os Plátanos (Platanus x acreifolia). Ao passear poderá também avistar aves como o Bis-bis (Regulus ignicapillus madeirensis), o Tentilhão (Frigilla coelebs madeirensis), a Manta (Buteo buteo harterti) ou o raríssimo Pombo Trocaz (Columba trocaz). Em dias de boa visibilidade, poderá avistar a Cordilheira Central e os picos mais altos da Madeira, o Pico Ruivo, o Pico do Areeiro, o Pico Gato e o Pico das Torres.
Vereda dos Balcões PR11 |
Caraterísticas Vereda dos Balcões PR11
Grau de Dificuldade: Muito Fácil
Distância: 1,5 km (+ 1,5 km de regresso)
Duração: 1h30
Altitude máxima: 860 m
Altitude mínima: 830 m
Início: E.R. 103 (Ribeiro Frio)
Fim: E.R. 103 (Ribeiro Frio)
Acesso: Autocarros 56|103|13
Mapa
Recomendações para a Vereda dos Balcões PR11
O piso pode estar escorregadio, leve calçado antiderrapante.
0 comentários:
Enviar um comentário