Levada da Fajã do Rodrigues PR16

Levada da Fajã do Rodrigues PR16


Esta Levada da Fajã do Rodrigues PR16  tem início nas Ginjas, em São Vicente, e acompanha a esplanada da Levada da Fajã do Rodrigues (Levada da Fajã da Ama), terminando na Madre da levada na Ribeira do Inferno.

Levada da Fajã do Rodrigues PR16

Trata-se de uma floresta pluriestratificada que possui uma enorme biodiversidade, com destaque para as espécies da flora e da fauna.Nos diferentes estratos de vegetação avascular e vascular existe uma elevada percentagem de endemismos exclusivos do Arquipélago da Madeira e outros comuns aos Arquipélagos Macaronésicos. A sua composição faunística é particularmente rica em vertebrados e invertebrados,destacando-se no primeiro grupo duas raras espécies de morcegos e aves. Entre os muitos e extensos túneis existentes ao longo desta Levada da Fajã do Rodrigues PR16, poderá apreciar as belas panorâmicas sobre o vale de São Vicente.

Levada da Fajã do Rodrigues PR16

A Levada da Fajã do Rodrigues PR16 nasce no leito da Ribeira do Inferno, e serpenteia os lombos e vales até aos campos agrícolas de São Vicente.
Levada da Fajã do Rodrigues PR16

A floresta exótica, visível no início da Levada da Fajã do Rodrigues PR16, e que apresenta Pinheiros (Pinus pinaster), eucaliptos (Eucalyptus globulus), entre outros, antecede a densa vegetação característica da floresta Laurissilva.

Levada da Fajã do Rodrigues PR16

As linhas de água garantem uma vivacidade de espécies como os Seixeiros (Salix canariensis), os grandes Tis (Ocotea foetens), os Vinháticos (Persea indica) e os Folhados (Clethra arborea). Podemos encontrar também flores como os Gerânios (Geranium  palmatum), as Estreleiras (Argyranthemum pinnatifidum), as Orquídeas da Serra (Dactylorhiza foliosa) e os Ranúnculos (Ranunculus cortusifolius).

Levada da Fajã do Rodrigues PR16

Também poderá avistar pássaros, como os Tentilhões (Fringilla coelebs madeirensis) ou os pequeninos Bis-bis (Rugulus ignicapillus  madeirensis).

Caraterísticas Levada da Fajã do Rodrigues PR16


Grau de Dificuldade: Médio
Distância total: 3,9 km (+ 3,9 km regresso)
Duração: 3h30
Altitude máxima: 600 m
Altitude mínima: 580 m
Início: Ginjas
Fim: Ginjas
Acceso: Apenas por automóvel
Mapa

Recomendações para a caminhada Levada da Fajã do Rodrigues PR16


Existência de túneis, leve lanterna.

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.