Levadas e Caminhos Pedestres

Vereda do Pico Ruivo PR1.2 Madeira

Vereda do Pico Ruivo PR1.2 Madeira

Todos merecem conhecer esse pedacinho do céu e repetir a frase: “Foi paixão a primeira visita”. Um lugar com paisagens exuberantes, arquitetura deslumbrante, e um ar de sossego. Começando na Achada do Teixeira, esta caminhada sobe até o pico mais alto da ilha da Madeira, Pico Ruivo (1862 m).


Na Vereda do Pico Ruivo PR1.2 existem vários abrigos ao longo desta subida, uma vez que o tempo pode mudar muito abruptamente e a área é muitas vezes cercada por um mar de nuvens.

Vereda do Pico Ruivo PR1.2 Madeira

Perto do abrigo do Pico Ruivo existem outras 3 veredas: PR 1 - Vereda do Pico do Areeiro (5,1 / 6,4 km); PR 1.3 - Vereda da Encumeada (8.6 km) que leva para o oeste Encumeada e  PR 1.1- Vereda da Ilha (8.2 km), que leva até a paróquia de Ilha.

Vereda do Pico Ruivo PR1.2 Madeira

A área do Pico Ruivo, que faz parte da rede de massas Natura 2000, cobre os picos mais altos e desce a 1200 m acima do nível do mar. Caracteriza-se por vegetação e árvores, como urzes (Erica scoparia ssp madeirensis e Erica arborea), adaptada às variações de temperatura, fortes chuvas e ventos fortes. Na Achada do Teixeira, na descida, pode-se ver o Homem em pé, uma curiosa formação rochosa de basalto.

Caraterísticas Vereda do Pico Ruivo PR1.2


Distância: 2,8 km (+ 2,8 km retorno)
Duração: 1h30
Ponto mais alto: 1862 m
Ponto mais baixo: 1592 m
Início: Achada do Teixeira
Fim: Achada do Teixeira
Acesso: Autocarros 56 | 103 | 138 + 30 minutos de carro
Mapa

 

Recomendações para a caminhada Vereda do Pico Ruivo PR1.2


O tempo pode mudar muito facilmente, leve roupas quentes. Não esquecer são 1h30 para ir e 1h30 para voltar, calçado adequado, bordão, agua, comida. Ideal para iniciados bom para fazer em família (+ 12 anos). Esta caminhada pode ser realizada sem guia mas é necessário precaução.

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.