Levadas e Caminhos Pedestres

Vereda da Encumeada PR1.3 Madeira

Vereda da Encumeada PR1.3 Madeira

A Vereda da Encumeada PR1.3 começa a poucos metros acima do abrigo Pico Ruivo. Marcado por escaladas e descidas frequentes, a trilha serpenteia ao longo de elevações entre 1800 e 1000 m acima do nível do mar enquanto se dirige para Encumeada. Paisagens extremamente belas aguardam os viajantes que atravessam dois tipos de ecossistemas Natura 2000: o maciço montanhoso central e a floresta Laurissilva.


Vereda da Encumeada PR1.3 Madeira

Contemplar as maravilhas da Natureza é o melhor alimento para a alma e a manutenção de uma mente sã, Pico Ruivo Encumeada (PR 1.3). Uma viagem longa (mais fácil neste sentido), que segue a linha de bacias hidrográficas. Às vezes domina a costa sul, às vezes a costa norte. Bonitas vistas para baixo para as aldeias, muito abaixo, e os vales incrivelmente profundos.

Vereda da Encumeada PR1.3 Madeira

Ao longo da Vereda da Encumeada PR1.3, passaremos por cenários cheios de espécies da floresta Laurissilva, como os loureiros da Madeira (Ocotea foetens), árvores de lírio (Clethra arborea), uma espécie de buckthorn conhecida como "sanguinhos" (Rhamnus glandulosa), a Orgulho da Madeira (Echium candicans) e a rara orquídea madeirense (Dactylorhiza foliosa).

Vereda da Encumeada PR1.3 Madeira

Você também vai encontrar várias cavernas (furnas) escavado para fora das rochas. Antigamente serviram como refúgio para homens que vieram aqui para cortar a charneca (Erica scoparia ssp madeirensis e Erica arborea) para serem usadas em estacas, lenha ou fazer carvão. Durante o percurso, no encruzamento da Boca das torrinhas, cruza-se com a Vereda do Urzal PR2, que liga o Curral das Freiras, à freguesia da Boaventura, em São Vicente.

Caraterísticas Vereda da Encumeada PR1.3


Dificuldade: Moderada
Distância: 11.2 km
Tempo: 6h00
Ponto mais alto: 1761 m
Ponto mais baixo: 940 m
Início: Casa de Abrigo do Pico Ruivo
Fim: Encumeada
Acesso: Apenas de carro
Mapa

Recomendações para a caminhada Vereda da Encumeada PR1.3


Leve roupas quentes, calçados antiderrapantes. O clima pode mudar muito facilmente, comida, água bordão, importante comecem cedo a caminhada.

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.