Levada das 25 fontes |
O trilho PR 6.1 acompanha a Levada do Risco, a 1000 m de altitude, levando o caminhante a uma impressionante queda de água, que cai na vertical formando um risco na rocha. Se descer ao PR 6, poderá visitar a Lagoa das 25 Fontes, formada pelas águas que descem do Paúl da Serra onde poderá contar mais de 25 fontes.
Levada das 25 fontes |
As paisagens profundas permitem uma descida inspiradora até ao início da levada, sendo que à medida que se aproxima a frequência de Floresta Laurissilva intensifica-se.A esta cota predomina o Urzal de Altitude (Erica arborea e Erica scoparia ssp maderensis) e a Uveira da Serra (Vaccinium padifolium). Também se destaca a presença do raro Mocano da Serra (Pittosporum coriaceum). Estas espécies integram a floresta Laurissilva da Madeira, classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO.
Levada das 25 fontes |
A Levada das 25 Fontes e a Levada do Risco são duas levadas praticamente paralelas que têm como destino a Central Hidroelétrica da Calheta, sendo que, até à zona do Risco, correspondem a cenários idênticos do ponto de vista paisagístico e florístico, existindo no entanto, muitas particularidades em cada uma delas, como é o caso das quedas de água e dos muitos ângulos de visualização das profundas paisagens. As duas levadas recolhem as águas dos afluentes da Ribeira Grande e vão alimentar a central hidroelétrica da Calheta, seguindo depois para rega de campos agrícolas .Acede-se aos dois trilhos pela estrada regional E.R. 110 e descendo depois até à casa de abrigo do Rabaçal. Os trilhos seguem por duas levadas paralelas, localizadas a diferentes cotas.
Levada das 25 fontes |
Caraterísticas Levada das 25 fontes levada do risco PR6, PR6.1
Grau de Dificuldade: Médio Distância: 4,6 km (+ 4,6 km de regresso)Duração: 3h
Altitude máxima:1290 m
Altitude mínima: 900 m
Início: E.R.110 (Rabaçal, Paúl da Serra)
Fim: E.R.110 (Rabaçal, Paúl da Serra)
Acesso: Apenas por automóvel
Mapa
0 comentários:
Enviar um comentário