levada do moinho PR7

Levada do moinho PR7

levada do moinho PR7

 

Este levada do moinho PR7 inicia-se na estrada regional E.R.101, junto à Ribeira da Cruz que separa os concelhos do Porto Moniz e da Calheta. A partir da estrada é necessário subir uma vereda até atingir a levada. Caminhando no sentido contrário ao das águas, poderá visitar uma das nascentes que abastecem esta levada. Para seguir para a Junqueira terá de voltar para trás e seguir no sentido das águas. Tenha em atenção que vai encontrar uma grande quantidade de derivações da levada, que levam a água a tanques de rega.


levada do moinho PR7

A Levada do Moinho é assim conhecida por, ao longo do seu trajeto, terem existido vários moinhos de água, dos quais ainda se encontram as ruínas de três (Moinho das Achadas, Moinho das Cancelas e Moinho da Levada Grande). É um passeio agradável, com algumas subidas e descidas que, por vezes, exigem alguma resistência física. Pelo caminho encontrará algumas cascatas e pequenas ribeiras que complementam um paraíso natural esplêndido. No percurso, também encontrará magníficas zonas descampadas pintadas dos tons de verde da natureza viva, e que oferecem vistas deslumbrantes desta zona. Poderá aproveitar alguns destes espaços para fazer uma pausa e relaxar um pouco.

levada do moinho PR7

Esta é uma levada de “heréus”, isto é, foi construída a expensas dos seus utilizadores, sendo que só eles tinham direito ao seu uso. O trilho termina no sítio do Tornadouro, na Junqueira, onde a levada se ramifica. Caso não queira percorrer a levada na sua totalidade, pode voltar à estrada regional na zona das achadas da cruz, ao passar por trás de algumas habitações. Para completar o percurso, siga em frente, em direção à Ribeira da cruz. Na ribeira da cruz, pode descer para a estrada, ou seguir em frente e visitar a nascente da levada, que fica um bocado à frente, mas vale a pena, para apreciar a bonita cascata ali existente. Depois, regressa pelo mesmo caminho e desce para a estrada na Ribeira Cruz.

levada do moinho PR7

Caraterísticas levada do moinho PR7

Grau de Dificuldade: Médio
Distância: 10,3 km
Duração: 3h30
Altitude máxima: 900 m
Altitude mínima: 496 m
Início: Ribeira da Cruz (E.R. 101)
Fim: Junqueira (Tornadouro)
Acesso: Apenas por automóvel.
Mapa

 

Recomendações para a caminhada levada do moinho PR7

Leve agasalho, calçado antiderrapante e água.

Como chegar lá

Do Funchal vá na via rápida, na direção sul da ilha, Camara de Lobos, continue com Ponta do Sol. Na saída do túnel na rotatória Ponta do Sol, siga a indicação "Levada Nova", saia à direita (subida). Depois de alguns minutos, nos aproximamos da capela que vemos da estrada. Ponto de partida Capela do Espírito Santo, GPS: 32.689531, -17.091512

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.