Engenho do Porto da Cruz

Engenho do Porto da Cruz Madeira

Porto da Cruz Engenho

A Companhia dos Engenhos do Norte localiza-se na freguesia do Porto da Cruz no Norte da Madeira. Ao visitar esta empresa, descobrirá um pouco da historia do açúcar da ilha da Madeira. Se recuarmos aos séculos XV e XVI, a Madeira era mais conhecida produtora do açúcar no mundo precisamente num período em que este produto era bem mais valioso do que é hoje, tanto que os europeus chamavam - lhes o ouro branco e usavam - no na culinária na doçaria o até como elemento decorativo.



Companhia dos Engenhos do Norte

O engenho do Porto da Cruz é um dos três engenhos antigos em atividade na Madeira. Criado no inicio de século XX, numa fusão de alguns dos cerca de cinquenta existentes então na ilha da Madeira, utiliza hoje as maquinas dessa época, sendo o único na Europa a usar o vapor como força motriz.
maquinas vapor engenho Porto Cruz

Entre vários equipamentos dessa época destacamos a caldeira a lenha construída por Jones Burton de Liverpool, outra caldeira alimentada com lenha e com os desperdício da moagem, fabricada no extinto arsenal de São Tiago, que foi um marco da industria na Madeira, varias bombas a vapor é em Plena laboração, diversas tinas em cobre que serviam para o fabrico do mel, uma serpentina também em cobre usada no fabrico do rum e os alambiques franceses da marca Barbet que ainda hoje produzem aguardente de cana e açúcar ou Rum Agrícola da Madeira.

Museu da Companhia dos Engenhos do Norte

Pode e deve visitar o Museu da Companhia dos Engenhos do Norte em qualquer altura do ano. mas se estiver a nos visitar nos meses de Abril a Junho, poderá presenciar a grande azáfama dos engenhos em laboração, sentir os odores da cana de açúcar, sempre com o cuidado necessárias medidas de segurança.

Engenho do Porto da Cruz armazém de envelhecimento

No resto do ano é possível observar as maquinas, visitar a casa do Rum, conhecer o armazém de envelhecimento, degustar os diversos runs e licores produzidos pela empresa e perceber todo o funcionamento dos engenhos através de dispositivos interativos.

Com a nossa longa experiência na produção de Aguardente e tendo a Branca como referência, em  2015 a J. Faria cria nos Engenhos do Norte o seu novo produto.

LIDO é um Rum original, criado especialmente a pensar na PONCHA.
Preparado cuidadosamente, de sabor mais suave e por isso de fácil combinação com os sumos de fruta usados na Poncha. O sabor da fruta vai brilhar e vibrar de forma a criar, na nossa opinião a melhor Poncha de sempre. Em 2016, vence medalha de PRATA no conceituado concurso Mundial International Spirits Challenge.

ENGENHO DO NORTE
SóRum Madeira Casas Próximas
9225 - 050 Porto da Cruz, Madeira
Telf: 291 742 935

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sábado: 09:00 - 18:00
Entrada: Grátis
 
Reserve ao melhor preço um hotel no Porto da cruz Madeira

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.