Eventos

Festa da Flor Madeira 2017

Festa da Flor Madeira

Se sentir o cheiro das flores é ainda mais forte do que o habitual, então provavelmente estará a visitar a Madeira em Abril. É neste momento que uma das principais atracções do arquipélago toma a dianteira: a flor. Assista os bailarinos e flutuadores enfeitados em flores desfilar pelo centro da cidade durante o Festival da Flor, enchendo o ar com o perfume da própria natureza.


Madeira, "A Ilha das Flores" foi a designação pela qual foi conhecida no exterior, durante muitos anos, esta ilha e que, devido à sua localização, era um importante porto de escala das rotas entre a Europa e os continentes africano e americano. Logo à chegada, os turistas eram surpreendidos pelas floristas que vendiam flores nas ruas do Funchal.

Festa da Flor Madeira

A Festa da Flor, uma das maiores festas celebradas na Madeira, é uma homenagem a esta relação especial dos madeirenses com a flor e à Primavera, e pretende, pela abundância das flores que pintam, perfumam e inebriam o meio envolvente, levar o bom nome deste destino turístico além-fronteiras. Esta homenagem, decorrerá, este ano, no mês de Maio, tão oportunamente designado como mês das flores. A Festa da Flor, pretende maravilhar turistas e residentes imprimindo ao evento um carácter genuíno e inovador.

Festa da Flor Madeira Desfilhe

Mercado das Flores na Avenida Arriaga, envolto de perfumes de elementos da Natureza com animação diversa, que culminará com a construção do Muro da Esperança pelas crianças da Madeira e com o grande cortejo alegórico da flor. Venha daí, aproveite as condições climatéricas favoráveis e conheça as flores do mundo a partir deste mundo de flores.

Festa da Flor Madeira Muro da Esperançada

Tapetes e Decorações Florais


A flora madeirense e a grande religiosidade da população madeirense contribuiu, em muito, para o estabelecimento desta manifestação artística. A tradição da construção dos tapetes florais prolifera um pouco por toda a ilha e tem o seu expoente máximo na decoração do percurso das procissões religiosas, envolvendo toda a comunidade. Graças à sua incontestável beleza e minúcia, de há uns anos, os tapetes de flores passaram a estar patentes nas ruas por ocasião da Festa da Flor constituindo, um grande contributo para a magnificência das decorações citadinas, cuja construção criteriosa é partilhada e admirada pelos turistas que nos visitam. Estas maravilhosas peças de arte floral ocupam as placas centrais pedonais da Avenida Arriaga.

Festa da Flor Madeira Tapete de Flores

Exposição das Flores e Workshops


A Exposição da Flor ocorre no centro da cidade do Funchal mais concretamente na Praça do Povo, é uma continuação da exposição que se realizava no Ateneu Comercial do Funchal, que se iniciou nos anos cinquenta do século passado. Podem ser apreciados e avaliados os mais belos exemplares dos mais variados tipos de flores produzidas em toda a Madeira.

Madeira Auto Parade


o "Madeira Auto Parade", uma iniciativa que encerra, em alta, as celebrações alusivas à Festa da Flor 2017, que terá lugar no dia 14 de maio pelas 16h00. Organizado pela Associação The Classic Motor Exhibition, tem por objetivo juntar o glamour dos automóveis e das motas clássicas, às flores da Madeira, integrando uma das maiores exposições e Concurso de Restauro e Elegância a título nacional, uma oportunidade única para admirar alguns dos melhores veículos e peças automobilísticas.

História da Festa da Flor


A origem da Festa da Flor remonta ao ano de 1954, quando se realizou no Ateneu Comercial do Funchal a Festa da Rosa. A constatação de que grande parte dos madeirenses se dedicava ao cultivo das flores levou ao convite para que as expusessem, num evento que concluía com a atribuição de prémios às melhores flores. Esta exposição/concurso, pelo sucesso alcançado, continuou a se repetir sob a denominação de Festa da Flor.

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.