Levadas e Caminhos Pedestres

PR17 Caminho do Pináculo e Folhadal

PR17 Caminho do Pináculo e Folhadal

PR17 Caminho do Pináculo e Folhadal, este passeio inicia-se na Estrada Regional 110, na subida da Encumeada para o Paúl da Serra (Lombo do Mouro).


Casa do Caramujo

Através deste percurso, PR17 Caminho do Pináculo e Folhadal, poderá aceder às zonas da Bica da Cana.Casa do Caramujo e Folhadal. Este percurso, que termina na E.R. 228, junto ao entroncamento da Encumeada, acompanha as Levadas da Serra e a do Norte e atravessa uma magnífica área de vegetação natural pertencente à Floresta Laurissilva, apresentando alguns exemplares de Orquídea da Serra (Dactylorhiza foliosa), Ranúnculos (Ranunculus cortusifolius), Estreleiras (Argyranthemum pinnatifidium) ou Gerânios (Geranium palmatum). Ao longo do passeio poderá desfrutar da lindíssima paisagem sobre os vales de São Vicente e da Ribeira Brava e a Cordilheira Central, onde sobressaem o Pico Ruivo e o Pico do Areeiro.

PR17 Caminho do Pináculo e Folhadal

Também encontrará várias levadas e túneis. A dada altura, a levada original divide-se em dois ramais, entrando na esplanada da Levada do Norte.Ultrapassado o último túnel, alcançará a zona do Folhadal. Chegado à Encumeada, poderá aceder ao PR 1.3 - Vereda da Encumeada que se dirige até ao Pico Ruivo.

Grau de Dificuldade: Médio-Alto
Distância: 15,5 km
Duração: 6h30
Início: E.R. 110 (Lombo do Mouro)
Fim: Encumeada
Altitude máxima: 1620 m
Altitude mínima: 1000 m
Acesso: Apenas por automóvel.

Recomendações para a PR17 Caminho do Pináculo e Folhadal

O caminho atravessa vários túneis, leve, lanterna. O piso pode estar escorregadio, leve caçado antiderrapante. Caminhada bonita, em uma das áreas mais bonitas da Madeira, pode ficar frio leve roupa adequada.

Mapa do PR17 Caminho do Pináculo e Folhadal

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.